Na Mídia

  • "FILMES NA CONTRAMÃO DA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR"

    (piauí, 2.set.2020)

    https://piaui.folha.uol.com.br/filmes-na-contramao-da-pergunta-que-nao-quer-calar/

    A prestigiosa publicação publica texto do colunista e cineasta Eduardo Escorel afirma que filmes de curta-metragem brasileiros "demonstram vitalidade e respeito à dignidade humana, enquanto o espetáculo da política se degrada a cada dia."

    O autor destaca "A Morte Branca do Feiticeiro Negro", de Rodrigo Ribeiro, que recebeu o Prêmio Revelação, e "Cinema Contemporâneo", de Felipe André Silva, "um atestado de talento, inteligência e coragem ao qual me parece ter faltado o merecido reconhecimento."

    Escorel finaliza o ensaio sobre os dois filmes com as seguintes palavras: "Tratar de senhores e escravos, estupradores e estuprados é a forma que 'A Morte Branca do Feiticeiro Negro' e 'Cinema Contemporâneo' encontram para sinalizar a barbárie das relações que persistem entre nós – inclua-se aí a prepotência e a corrupção praticadas no exercício do poder."

  • "31° FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS APRESENTA 212 PRODUÇÕES / ENTREVISTA COM ZITA CARVALHOSA"

    (TV Cultura, 20.ago.2020)

    https://www.youtube.com/watch?v=RJ0bA1YuAnQ

    Em matéria veiculada pela TV Cultura, a diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, Zita Carvalhosa, apresenta alguns destaques da programação do evento em 2020.

    Um dos filmes destacados pela diretora do evento é "Nimic", que tem atuação de Matt Dilon.

    Na reportagem ressalta ainda que o festival ao tornar-se virtual, passa a ser disponível a interessados de todo o país.

  • "O COLÍRIO DO CORMAN ME DEIXOU DOIDO DEMAIS"

    (Plano Aberto, 26.ago.2020)

    https://www.planoaberto.com.br/critica/o-colirio-do-corman-me-deixou-doido-demais/

    Em texto assinado por Igor Nolasco, o site analisa o filme "O Colírio do Corman me Deixou Doido Demais", parte da Mostra Limuite do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

    A publicação informa sobre a carreira do diretor do curta, Ivan Cardoso, cuja trajetória "se confunde com a história da arte brasileira a partir do começo de 1970".

    A análise observa que o conceito da experimentação por desenho na película "é integrado a uma narrativa: efeito colateral do colírio aplicado por Roger Corman no próprio Ivan Cardoso. O nonagenário cineasta estadunidense aplica o dito colírio em uma sequência toda orquestrada ao estilo 'cientista louco', que Cardoso conhece tão bem e registrou de forma célebre no cinema brasileiro através de Wilson Grey em 'O Segredo da Múmia'." 

    Passeio pela mente de Ivan Cardoso é rico caldo cultural e tratado sobre a imagem

  • "O QUE ASSISTIR DA MOSTRA COMPETITIVA E DOS PROGRAMAS ESPECIAIS DO KINOFORUM"

    (Pão com Mortadela, 27.ago.2020)

    https://paomortadela.com.br/2020/08/o-que-assistir-da-mostra-competitiva-e-dos-programas-brasileiros-do-kinoforum/

    O blog publicado quinzenalmente no sul do Brasil informa que a principal mostra dentro dos programas brasileiros esse ano foi composta por três sessões com quatro filmes em cada. Dos doze filmes selecionados, sete são produções do estado de São Paulo, dois de Pernambuco, um do Espírito Santo, um de Santa Catarina e um do Rio Grande do Sul.

    No texto, são analisados os títulos que estiveram em exibição nesses programas.

  • "CURTAS GAÚCHOS ESTÃO ENTRE VENCEDORES DO FESTIVAL KINOFORUM"

    (Jornal do Comércio, 29.ago.2020)

    https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cultura/2020/08/754564-curtas-gauchos-estao-entre-vencedores-do-festival-kinoforum.html

    O jornal gaúcho destaca obras realizados no estado e premiadas no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum. 

    O texto informa queentre os títulos favoritos pelo público do evento estão os gaúchos "Construção", de Leonardo Santos Rosa, e "O Que Pode um Corpo?", de Victor Di Marco e Márcio Picoli. 

    E acrescenta ainda que este último também recebeu o prêmio especial do Troféu Borboleta de Ouro, para destaques LGBT+.

  • "CURTA 'DIFÍCIL É NÃO BRINCAR', DA MINEIRA PAPOULA BICALHO, É PREMIADO"

    (O Tempo, 31.ago.2020)

    https://www.otempo.com.br/diversao/curta-dificil-e-nao-brincar-da-mineira-papoula-bicalho-e-premiado-1.2379272

    O diário mineiro destaca a premiação obtida no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum pelo filme "Difícil é Não Brincar", vencedor do Prêmio Aquisição SescTV de melhor filme brasileiro realizado por diretor estreante. 

    A matéria cita a diretora, Papoula Ribeiro: "Foi muito bacana, pois acredito que (o prêmio) vá fazer o filme ganhar vida, sendo assistido por diversas pessoas de territórios culturais os mais variados do Brasil".

    A publicação informa que participaram das filmagens do curta-metragem mais de 90 crianças de Miguel Burnier, Motta e Lobo Leite, distritos dos municípios de Ouro Preto e Congonhas, Minas Gerais.

  • "FESTIVAL DE CURTAS DE SP DIVULGA OS PREMIADOS"

    (Revista de Cinema, 29.ago.2020)

    http://revistadecinema.com.br/2020/08/festival-de-curtas-de-sp-divulga-os-premiados/

    A publicação destaca os premiados no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.  

    O texto informa que o evento exibiu 212 filmes, de 46 países, além promover 14 lives e que sua cerimônia de premiação foi conduzida pela atriz-MC, apresentadora e slammer Roberta Estrela D'Alva.

    E que o festival foi criado e é dirigido por Zita Carvalhosa, sendo organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.

  • "CURTAS-METRAGENS – SINAIS VITAIS DO CINEMA PRESERVADOS"

    (piauí, 26.ago.2020)

    https://piaui.folha.uol.com.br/curtas-metragens-sinais-vitais-do-cinema-preservados/

    O colunista (e cineasta) Eduardo Escorel destaca no texto os cinco filmes da sessão Limite 1 – Brutalismo, todos realizados "com grande apuro visual, uns mais experimentais do que outros." Afirma ainda sobre curta brasileiro do programa, "A Maior Massa de Granito do Mundo", que é preciso ir além do visível, "como é próprio do bom cinema documentário", e que o diretor Luis Felipe Labaki "faz com esmero."

    O artigo chama atenção ainda para "Perifericu", de Nay Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira e Stheffany Fernanda, da Mostra Competitiva Brasil 2.

  • "FESTIVAL DE CURTAS DE SP APRESENTA 212 FILMES EM EDIÇÃO ONLINE E GRATUITA"

    (Casa Vogue, 20.ago.2020)

    https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Filmes/noticia/2020/08/festival-de-curtas-de-sp-apresenta-212-filmes-em-edicao-online-e-gratuita.html

    A prestígio revista de decoração, design, arquitetura e lifestylerevista Casa Vogue informa sobre o início do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, destacando a quantidade de filmes exibidos e seus países de origem, acrescentando dados sobre plataformas onde acessar o evento.

    Também lista a programação completa do evento, incluindo todas as suas mostras, programas e filmes.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS EXIBE EGUM, UM FILME DE TERROR PRETO"

    (Mundo Negro, 21.ago.2020)

    https://mundonegro.inf.br/festival-internacional-de-curtas-exibe-egun-um-filme-de-terror-preto/

    O portal Mundo Negro coloca em evidência o filme "Egum", realizado por alunos e alunas da UFRJ, parte da programação do Festival internacional de curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

    O texto informa que "Egum" é um filme de terror preto sobre o que é ser negro no Brasil e reflete sobre a violência e o genocídio da população negra. O curta retrata a história de um renomado jornalista que, após anos afastado por conta da morte do irmão, retorna à casa da mãe para ajudar a cuidar da mesma, que sofre com um grave doença.

  • “N.A.D.A. NO 31º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SÃO PAULO - CURTA KINOFORUM"”

    (DAD PUC-Rio, 21.ago.2020)

    http://dad.puc-rio.br/2020/08/21/n-a-d-a-no-31o-festival-internacional-de-curtas-metragens-de-sao-paulo/

    A matéria da PUC-Rio destaca a participação do Seanima - Seminário Brasileiro de Estudos em Animação na programação do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum. 

    A participação da professora Claudia Bolshaw no debate ‘Animação Como Cinema, Artes Visuais e Design: Intersecção entre Universos’ é colocada em evidência, junto do filme ‘Andorinha’, um dos doze selecionados para o programa especial SEANIMA.

  • "CURTAS-METRAGENS DA LÍBIA E MARROCOS ESTÃO EM FESTIVAL BRASILEIRO"

    (Embassy, 22.ago.2020)

    https://embassynews.info/curtas-da-libia-e-marrocos-estarao-em-festival-brasileiro/

    O noticiário da Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), site de notícias da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, destaca a participação dos filmes como ‘Catiorros’ e ‘E Daí, Se o Rebanho Morrer?’ no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

    O texto informa que no grupo de filmes intitulado “Situações Paranormais” está o curta ‘E Daí, Se o Rebanho Morrer?’, uma coprodução francesa e marroquina que narra a trajetória de um pastor vivendo nas montanhas. 

    A matéria acrescente quew no programa “Sociedades Esquisitas”, está em cartaz o filme "Catiorros", uma produção do Marrocos e Canadá, cuja história se passa em um abrigo para cães, onde há mais de 750 animais acolhidos aguardando por adoção.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE SÃO PAULO COMEÇA HOJE COM 212 TÍTULOS DE 46 PAÍSES"

    (O Estado de S. Paulo, 20.ago.2020)

    https://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,festival-internacional-de-curtas-de-sao-paulo-comeca-hoje-com-212-titulos-de-46-paises,70003406501

    O repórter Luiz Carlos Merten chama a atenção no texto para para curtas produzidos durante a quarentena, transformando o espectro da covid-19 em tema da 31.ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum. 

    A matéria informa ainda que os filmes, as lives e demais atividades virtuais do evento estão acessíveis através do endereço kinoforum.org.br ou pelos aplicativos Innsaei.tv para celulares, tablets e smartTVs, disponíveis nas lojas do GooglePlay e Apple Store. 

    E que a programação pode ser assistida em qualquer parte do Brasil, e em qualquer formato. Acrescenta ainda que o resultado está sendo tão positivo que a diretora do festival Zita Carvalhosa não tem dúvida - “A exibição nessas novas telas “A exibição nessas novas telas veio para somar, mesmo quando a crise sanitária tiver passado.”

  • "FESTIVAL GRATUITO DE CINEMA EXIBE CURTAS PRODUZIDOS NA PERIFERIA DE SP"

    (R7, 22.ago.2020)

    https://noticias.r7.com/sao-paulo/festival-gratuito-de-cinema-exibe-curtas-produzidos-na-periferia-de-sp-22082020

    O R7 dá atenção especial ao programa “Curta em Casa”, parte dos Programas Especiais do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, que foi exibido presencialmente no Drive-In Paradiso, às 18h do dia 22/08/2020. Destaca também a atividade ‘A Cidade É Uma Tela”, uma iniciativa que projeta parte da programação do festival na parede externa de um prédio localizado na Rua General Jardim, 522, no Centro de SP.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS COMEÇA EM PLATAFORMA ONLINE"

    (Agência Brasil, 20.ago.2020)

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/festival-internacional-de-curtas-comeca-em-plataforma-online

    A matéria da Agência Brasil começa com uma fala de Zita Carvalhosa, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum: “Quando, no mês de março, a gente já imaginou que não conseguiria fazer o festival presencial devido à pandemia, decidimos abrir as nossas telas para os curtas que tinham se inscrito, mais de 3 mil curtas. Se por um lado, não encontramos as pessoas nas salas, por outro lado, o festival está no Brasil inteiro e isso é muito legal”.

    A Agência Brasil dá grande destaque à diversidade de realizadores com filmes selecionados no festival, exemplificando o acontecimento com o programa Novas Áfricas, que tem curadoria de Claire Diao, jornalista e crítica de cinema francesa com origem em Burkina Faso, na África, considerada uma especialistas na cinematografia contemporânea da África e da diáspora africana. São 13 obras, realizadas de 2017 a 2019, em países como Senegal, Marrocos, Congo, Quênia e Líbia.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS EXIBE 212 FILMES ONLINE"

    (Catraca Live, 19.ago.2020)

    https://catracalivre.com.br/agenda/curta-kinoforum-2020-festival-internacional-de-curtas-metragens-de-sao-paulo-online/

    A matéria destaca os 212 filmes de 46 países que estão sendo exibidos no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, dando foco especial ao fato de que a programação está dividida entre as mostras: “Limite”, “Internacional”, “Latino-Americana”, “Infanto-juvenil”, “Mostra Competitiva” e a “Mostra Brasil”.

    O site Catraca Livre ainda entra em detalhe sobre a mostra “Criatividade em Tempo de Crise” e os destaques das Mostras Internacional & Brasil.

  • "FESTIVAL DE CURTAS METRAGENS EXIBE FILMES PERNAMBUCANOS E MAIS 212 PRODUÇÕES"

    (Diário de Pernambuco, 20.ago.2020)

    https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/divirtase/2020/08/festival-de-curtas-metragens-exibe-filmes-pernambucanos-e-mais-212-pro.html

    O Diário de Pernambuco destaca o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, colocando-o como um dos grande eventos de curtas do mundo. 

    A matéria conta com uma citação de Zita Carvalhosa, diretora do evento: “A mostra segue o formato já firmado... sempre tivemos a ideia de que é mais rico exibir coisas diferentes entre si. A nossa linha curatorial é essa: o melhor filme é aquele que você quer recomendar a um amigo”.

    A presença pernambucana no festival também é mencionada na matéria. Entre os jurados da mostra competitiva está Kleber Mendonça Filho. Uma das obras locais desta edição é ‘Inabitável’, dirigida por Matheus Farias e Enock Carvalho, a dupla de ‘Caranguejo Rei’. Outra obra é o curta ‘Cinema Contemporâneo’, de Felipe André Silva, que foi exibido no festival Janela Internacional de Cinema do Recife no ano passado. Outros filmes pernambucanos são ‘O Verbo se Fez Carne’, de Ziel Karapotó, e ‘Noite Fria’, de Priscila Nascimento.

  • "31º CURTA KINOFORUM EXIBE ECLÉTICO PANORAMA INTERNACIONAL DE CURTAS"

    (Cinematório, 20.ago.2020)

    https://www.cinematorio.com.br/2020/08/31-curta-kinoforum-festival-internacional-curtas-sao-paulo-online/

    O portal Cinematório dá grande destaque para a abertura do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, que é conduzida pela atriz-MC, apresentadora e slammer Roberta Estrela D’Alva e contou com participação da diretora do festival, Zita Carvalhosa, além de realizadores com filmes na programação deste ano.

    O texto também informa que uma sessão especial faz parte da abertura, com obras da programação geral do evento este ano - nela são exibidos os filmes “Os Heróis que Ficam em Casa” (Bulgária), de Todor Nikolov, da Mostra Infantojuvenil, “Nunca Olhe Para o Sol” (França), de Baloji, do programa especial Novas Áfricas, “Mãtãnãg, A Encantada” (Brasil), realizado pela Comunidade Maxakali Aldeia Verde, dos Programas Brasileiros, “A Travessia” (Cuba), de Otávio Almeida, da Mostra Limite, e “Querida” (Paquistão), de Saim Sadiq, parte da Mostra Internacional.

  • "É GRÁTIS: FESTIVAL EXIBE ON-LINE 212 CURTA-METRAGENS, DE 46 PAÍSES"

    (Veja-SP, 20.ago.2020)

     

    https://vejasp.abril.com.br/blog/miguel-barbieri/e-gratis-festival-exibe-on-line-212-curtas-metragens-de-46-paises/

    A matéria da Veja São Paulo destaca filmes premiados internacionalmente que estão disponíveis gratuitamente através das plataformas do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, como ‘E Daí, Se o Rebanho Morrer’, laureado no Festival de Sundance e liberado a partir deste sábado (22). E ‘NIMIC’, de Yorgos Lanthimos (de "O Sacrifício do Cervo Sagrado" e "A Favorita").

    Também estão destacados os novos curtas de Ivan Cardoso ("O Colírio do Corman Me Deixou Doido Demais"), Daniela Thomas ("Tuã Ingugu [Olhos d’Água]") e Roberto Berliner ("Viva Alfredinho!").

  • "CINESESC EXIBE CURTA-METRAGENS DE FESTIVAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO"

    (Jornal Cruzeiro do Sul, 21.ago.2020)

    https://www.jornalcruzeiro.com.br/cultura/cinesesc-exibe-curta-metragens-de-festival-internacional-de-sp/

    O Diário de Sorocaba (SP) dá grande destaque à participação do Sesc no 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, citando os 38 curtas que estarão disponíveis em plataforma Sesc Digital. 

    Entre os brasileiros, estão "Barbie & Bob", de Raissa Gregori, Fermento, de Carlos Eduardo Ceccon, "Lírio Vermelho", de Larissa Andrade, "Shunkan", de Ricardo Albuquerque e "Verônica", de Talita Caselato. 

    Também fazem parte da programação uma seleção de filmes infantis, entre eles o australiano "Corredores do Deserto", o brasileiro "Difícil é Não Brincar" e os espanhóis "Gelo na Água" e "Meu Avô Conhece o King Kong".

  • “COMEÇA O FESTIVAL DE CURTAS METRAGENS DE SÃO PAULO”

    (Jornal da USP, 19.ago.2020)

    https://jornal.usp.br/cultura/comeca-o-festival-de-curtas-metragens-de-sao-paulo/

    O Jornal da USP informa sobre o início do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum em uma matéria que destaca 212 filmes de 46 países - entre eles Brasil, Polônia, Israel, França, Alemanha, Peru, Estados Unidos e Irã. *

    *Também é destacado que filmes brasileiros e internacionais que estão nesta edição do evento,  divididos entre nossas Mostras Limite, Latino-Americana, Internacional, Infantojuvenil, Programas Especiais e Programas Brasileiros. 

    A matéria conta com depoimento de Zita Carvalhosa, diretora do festival, que afirma: “O distanciamento nos obrigou a repensar nossos modos de agir.”

  • "VEM AÍ A GRANDE FESTA INTERNACIONAL DOS CURTAS-METRAGENS"

    (Carta Maior, s/d)

    https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cinema/Vem-ai-a-grande-festa-internacional-dos-curta-metragens-/59/48465

    A Carta Maior dá grande destaque ao Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta kinoforum, informando que na programação estão filmes de 46 países, da Europa, África, Oriente até o cinema indígena brasileiro.

    O texto chama a atenção para o elenco dos filmes nacionais e internacionais, com atores e atrizes de renome como Matt Dilon, Elisa Lucinda e Bruna Linzmeyer (em "Alfazema", de Sabrina Fidalgo), Gilda Nomacce, Flávio Bauraqui (em "Lugar Comum", de Gabriel Amaral), entre outros.

    A publicação ainda dá foco para a Cidade é Uma Tela, atividade que projeta durante todos os dias do certame, às 19h, na fachada de um prédio do bairro paulistano de Vila Buarque, os curtas do programa Experimenta. Trata-se de um programa com autores que se destacam pela originalidade de sua obra. É o caso de Ji Su Kang-Gatto, artista multimídia nascida na Coreia do Sul e radicada na Alemanha.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS COMEÇA NESTA QUINTA E EXIBE 212 FILMES ONLINE"

    (G1, a partir de matéria do SPTV, 20.-8.2-20)

    https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/20/festival-internacional-de-curtas-comeca-nesta-quinta-e-exibe-212-filmes-online.ghtml

    A matéria no site G1 destaca que a programação do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum deste ano conta com projetos desenvolvidos durante o confinamento social por causa da pandemia de Covid-19. 

    E acrescenta que, nestes 10 dias, também estão agendados encontros, debates, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS COMEÇA EM PLATAFORMA ONLINE E GRATUITA"

    (UOL, 20.ago.2020)

    https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/08/20/festival-internacional-de-curtas-comeca-em-plataforma-online-e-gratuita

    O portal destaca o início da Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum no dia de hoje.  E informa que para a criadora e diretora do festival, Zita Carvalhosa, a realização do evento de forma virtual foi grande desafio e uma oportunidade para que um público maior possa ter acesso aos curtas-metragens.

    Na matéria, a a diretora destaca que a diversidade é pauta fundamental do festival há anos, o que se aplica também a esta edição. Ela conta que, no festival, há curtas realizados por indígenas, negros e trans, e que a organização tenta fazer uma programação que contemple a diversidade.

  • "FOTOFILMES E ARTE DE VANGUARDA NO CURTA KINOFORUM 2020"

    (Jugular Filmes, s/d)

    https://jugularfilmes.com/fotofilmes-sao-alguns-destaques-no-curta-kinoforum-2020/?fbclid=IwAR2hfCJxHlNfznLZaNQ-z6_xv1TaTFilu2QoER-kwns4ZfNLRJ_iSQTQlNw

    O site da cineasta Fernanda Ramos destaca que o Festival Internacional de Curtas Metragens - Curta Kinoforum organizou-se para que aconteça na internet e nas paredes da cidade de São Paulo. Para isso, além dos filmes, apresentados em programas temáticos, o evento também traz lives com diretores, críticos de cinema e participantes.

    O texto informa que a artista Ji Su Kang-Gatto é a estrela do programa Experimenta, com sua obra instigante, que tem a temática feminista apresentada de forma pouco literal através de filmes curtos, que mostram o preparo de receitas culinárias. Seu projeto se chama Identities and Recipes, e oito de seus curtas são mostrados online e em projeções em paredes da cidade.

    E que fotofilmes estão representado no programa Viajantes do Apocalipse, da Mostra Internacional.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS ESTREIA VERSÃO ONLINE E TERÁ ATÉ HAPPY HOUR VIRTUAL"

    (Huffpost Brasil, s/d)

    https://www.huffpostbrasil.com/entry/festival-internacional-de-curtas_br_5f3ac847c5b6e054c3fd5f78

    O veículo informa que, além das exibições de filmes, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforumtraz encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e até happy hours entre convidados e público. 

    E que, entre os destaques da programação, estão filmes selecionados e premiados nos festivais de Cannes, Veneza, Roterdã, Sundance, Locarno, entre outros.

  • "VAI ROLAR UMA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE SP ONLINE"

    (Juicy Santos, 15.ago.2020)

    https://www.juicysantos.com.br/diversao/cinema/festival-internacional-de-curtas-de-sp-online/

    O texto da publicação de Santos (SP) anuncia que "uma verdadeira volta ao mundo" aguarda os cinéfilos de plantão. E que a edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Curta Kinoforum online terá "nada menos do que 212 filmes de 46 países diferentes". 

    A publicação afirma que "se você já amou essa notícia, anote na sua agenda: o evento acontece entre os dias 20 e 30 de agosto. E pode comemorar, pois o acesso a todos os curtas é gratuito!"

  • "CURTA KINOFORUM DÁ “VOLTA DO MUNDO” COM 212 FILMES"

    (Revista de Cinema, 17.ago.2020)

    http://revistadecinema.com.br/2020/08/curta-kinforum-da-volta-do-mundo-com-212-filmes/

    A jornalista Maria do Rosário Caetano informa que, por onze dias, a partir dessa quinta-feira, 20 de agosto (até o dia 30), brasileiros de todas as regiões do país poderão assistir a 212 filmes, oriundos de 46 países de cinco continentes. 

    Segunda a autora do texto, a maratona, uma verdadeira “Volta ao Mundo” do cinema de duração sintética, integra a 31ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinforum.

    O texto destaca ainda que a abertura acontece às 20h da quinta-feira, em cerimônia virtual comandada pela atriz-MC e slammer Roberta Estrela D’Alva. E que as sessões são gratuitas e virtuais, havendo, porém, sessões presenciais (e especiais) em parede externa de prédio da Vila Buarque e no Cine Drive-in Paradiso.

  • "CURTA PRODUZIDO EM MINAS GERAIS BUSCA DAR VOZ ÀS CRIANÇAS"

    (Diário do Comércio, 15.ago.2020)

    https://diariodocomercio.com.br/dc-mais/curta-produzido-em-minas-busca-dar-voz-as-criancas/

    O jornal mineiro destaca a participação do filme "Difícil É Não Brincar” no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum. O texto informa que a obra registra a infância em três distritos do interior de Minas Gerais em que a produção de minério de ferro é a principal atividade econômica.

  • "FESTIVAL EXIBE CURTAS-METRAGENS DE CINEASTAS AFRICANOS CONTEMPORÂNEOS"

     

    (Cláudia, 16.ago.2020)

    https://claudia.abril.com.br/cultura/festival-exibe-curta-metragens-de-cineastas-africanos-contemporaneos/

    A publicação destaca a participação de Claire Diao no Festival Internacional de curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum como curadora do programa especial Novas Áfricas.

    O texto informa que a jornalista Claire Diao, nascida na França e com origens familiares em Burkina Faso, selecionou filmes de cineastas do Congo, Líbia, Marrocos, Quênia e Senegal, entre outros.

  • "KINOFORUM NA SUA CASA"

    (Cenas de Cinema, 14.ago.2020)

    https://cenasdecinema.com/kinoforum-na-sua-casa/

    Em entrevista para Cecilia Barroso, a diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum Zita Carvalhosa afirma que o evento este ano vai "chegar à casa de espectadores de todo o Brasil e esse lado positivo de ampliar nossa ação é muito estimulante”.

     “Nesse desafio de desenhar um evento virtual tivemos o privilégio de contar com um formato que é  bastante adequado para assistir em todas as telas, o curta-metragem”, afirmou Carvalhosa na matéria.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SÃO PAULO ANUNCIA SELECIONADOS"

    (Prodview, 10.ago.2020)

    https://prodview.com.br/2020/08/10/festival-internacional-de-curtas-metragens-de-sp-anuncia-selecionados/

    O Prodview, canal de comunicação dedicado ao segmento audiovisual, relacionou  os filmes selecionados entre os inscritos para a 31a edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

    A publicação informa que são 170 curtas-metragens, representando 39 países, e que eles foram escolhidos a partir de 3.056 inscrições, vindas de cinco continentes.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SÃO PAULO ACONTECE ONLINE ATÉ O FIM DE AGOSTO"

    (Cultura930, s/d)

    https://www.cultura930.com.br/festival-internacional-de-curtas-metragens-de-sao-paulo-acontece-online-ate-o-fim-de-agosto/

    O site paranaense Cultura930 dedicou chamada ao Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

    No texto, a informação de que o evento este ano se adapta ao mundo virtual e que a organização do festival preparou um esquenta com sete curtas clássicos e premiados.

  • "FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SÃO PAULO PROMOVE EXIBIÇÕES HISTÒRICAS ON-LINE "

    (Correio Braziliense, 10.ago.2020)

    https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2020/08/4867471-festival-internacional-de-curtas-metragens-de-sp-promove-exibicoes-historicas-on-line.html

    O tradicional diário da capital federal dedicou matéria ao "esquenta" do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

    O texto informa sobre os sete filmes do programa especial Criatividade em Tempo de Crise e indica como acompanhar as exibições e as lives.

  • "VOLTA AO MUNDO EM 212 FILMES DE 46 PAÍSES"

    (Ultrajano, 15.ago.2020)

    http://www.ultrajano.com.br/volta-ao-mundo-em-212-filmes-de-46-paises/

    No Ultrajano, espaço virtual do jornalista José Trajano, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum merece grande destaque, incluindo dados de todos os filmes e atividades, suas datas e horários.

    Há, inclusive detalhes sobre a programação!

  • "FILME 'VAI MELHORAR' REPRESENTA O RIO GRANDE DO NORTE EM FESTIVAL ONLINE DE CURTAS-METRAGENS"

    (G1, 3.ago.2020)

    https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2020/08/03/filme-vai-melhorar-representa-o-rn-em-festival-online-de-curtas-metragens.ghtml

    A matéria informa que o filme de ficção "Vai Melhorar", escrito e dirigido por Pedro Fiuza, foi selecionado entre mais de 3 mil obras nacionais e internacionais e vai estrear na 31ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum. 

    No texto, ficamos sabendo que o curta-metragem foi produzido e filmado inteiramente na capital potiguar. 

    Contemplado pelo edital público Cine Natal, o filme contou com o trabalho de mais de 80 profissionais entre demandas artísticas, técnicas e logísticas durante seus quatro anos de produção.

  • "ONLINE: FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS TRAZ 212 FILMES DE 46 PAÍSES"

    (RG, 13.ago.2020)

    https://siterg.uol.com.br/cultura/2020/08/13/online-festival-internacional-de-curtas-traz-212-filmes-de-46-paises/

    A publicação destaque que o festival é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato no mundo. 

    E  que a programação inclui filmes selecionados e premiados nos festivais de Cannes, Veneza, Roterdã, Sundance, Locarno, entre outros. Já os títulos nacionais trazem representantes de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal.

  • "FESTIVAL DE CURTAS FAZ ESQUENTA ONLINE COM FILMES DE DIRETORES CONSAGRADOS"

    (Folha de S.Paulo, 14.ago.2020)

    https://guia.folha.uol.com.br/cinema/2020/08/festival-de-curtas-faz-esquenta-online-com-filmes-de-diretores-consagrados.shtml

    O diário paulista noticia a programação especial Cinema em Tempo de Crise. 

    O texto traz informações sobre os títulos disponibilizados: "Ilha das Flores", "Cartão Vermelho", "Viver a Vida", "Frankstein Punk", "A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal", "Dov'è Meneghetti?" e "A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti".

  • "FESTIVAL DE CURTAS DE SÃO PAULO SELECIONA DOCUMENTÁRIO FEITO POR ESTUDANTE DA UNIRITTER"

    (Coletiva.net, 10.ago.2020)

    https://coletiva.net/coletiva.net/academia/festival-de-curtas-de-sao-paulo-seleciona-documentario-feito-por-estudantes-da-uniritter,366323.jhtml

    A publicação destaca que um trabalho desenvolvido por estudantes na disciplina de Documentário e formatos de não ficção, do Curso de Produção Audiovisual da UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis, do Rio Grande do Sul, foi selecionado para ser exibido no 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum. 

    Informa ainda que o documentário 'O Que Pode um Corpo?' tem direção de Márcio Picoli e Victor Di Marco.

  • "31º CURTA KINOFORUM PROMOVE DEBATE COM DIRETORES"

    (Cinema Escrito, 5.ago,2020)

    https://www.cinemaescrito.com/2020/08/31o-curta-kinoforum-promove-debate-com-diretores/

    O veículo informa sobre o programa especial de "esquenta" do festival criatividade em Tempo de Crise. Destaca que estão previstas exibições de curtas e e bate-papo com realizadores.

  • "31ª EDIÇÃO DO CURTA KINOFORUM SERÁ ON-LINE"

    (Rota Cult, 12.ago.2020)

    https://rotacult.com.br/2020/08/31a-edicao-do-curta-kinoforum-sera-on-line/ 

    A publicação carioca Rota Cult destaca o novo formato online do festival e apresenta um panorama geral do evento este ano.

    A publicação inclui ainda um depoimento da diretora do festival, Zita Carvalhosa.