Ações nas Escolas

O Festival de Curtas sempre comemora a parceria com as principais escolas de audiovisual do Brasil, que enviam seus filmes para a avaliação do comitê, além de participarem de várias atividades e ações propostas por nós. Confira a seguir a programação deste ano:


VISIONAMENTO EM CURSO: A cada ano, a Associação Cultural Kinoforum busca incorporar novos olhares à seleção dos filmes. Para isso, além de compor seu comitê de seleção com integrantes dos mais diversos, também convida estudantes e recém-formados que participaram de outras atividades em edições passadas para assistir filmes em processo de seleção e registrar suas opiniões. Este ano, participaram alunos de 8 instituições. Os nomes dos participantes podem ser conferidos na ficha técnica do Festival.


MAKING OF: Uma equipe do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM estará acompanhando toda a programação do 31º Festival de Curtas para produzir o making of. Sempre sob a supervisão da equipe docente da escola, encabeçada pela profa. Lyara Oliveira, os alunos fazem entrevistas, documentam o público e a equipe em ação. O resultado ficará disponível no site do Festival após o encerramento.


NOITE DE KINO: As 12 escolas participantes indicam um grupo de alunos para participar dessa gincana de realização. Tudo começa às 9h da sexta-feira, dia 21, em um encontro virtual. Os participantes se encontram e recebem um tema que serve de inspiração para suas produções, e depois realizam seus projetos. Neste ano, os participantes se comprometem a respeitar as normas de saúde e isolamento social, trabalhando de casa. Os projetos serão apresentados e exibidos online e ao vivo na plataforma do Festival.


CRÍTICA CURTA: O Crítica Curta é uma oficina destinada a estudantes de audiovisual que tem o objetivo de promover a reflexão em torno da produção de cinema contemporâneo no formato de curta-metragem, contribuindo para o exercício, a produção e a difusão de textos, durante a realização do Festival.
Coordenada este ano pelo crítico e jornalista Thiago Stivaletti, a oficina contará com a participação de 25 estudantes, selecionados dentre 80 alunos pré-selecionados a partir de inscrições online.
Durante o Festival, os alunos atuam como críticos de cinema, analisando os curtas selecionados desta edição e publicando seus textos no Blog Crítica Curta. Na sexta-feira, dia 28 DE AGOSTO, ÀS 16H, os participantes fazem um balanço do Festival em uma live aberta ao público, sob a mediação de Stivaletti.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARCEIRAS:
ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA
CENTRO AUDIOVISUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA LIVRE DE CINEMA E VÍDEO (ELCV) DE SANTO ANDRÉ
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM)
ETEC JORNALISTA ROBERTO MARINHO
FACULDADE ARMANDO ÁLVARES PENTEADO (FAAP)
FIAM FAAM
INSTITUTO CRIAR
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC-SP)
SENAC SANTO AMARO
UNIVERSDADE ANHEMBI-MORUMBI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS